terça-feira, 14 de julho de 2009

curiosidades

A LENDA DE BESOURO Besouro Mangangá era valentão e mandingueiro. Nunca se soube se jogava capoeira, mas viveu e morreu aos 35 anos como uma lenda. Besouro foi preparado desde o ventre de sua mãe. Tinha o corpo fechado: faca não entrava e bala não matava. Um dia, arrumou confusão com a polícia em Santo Amaro (BA). Subiu no morro do cruzeiro e sentou ao pé da cruz. A polícia chegou atirando. Foram embora e ele se levantou como se não fosse com ele. No dia de sua morte, forças sobrenaturais atuaram sobre Besouro. Ele tinha passado por baixo de uma cerca e se arranhou, quebrando a mandinga protetora. Comentou: “Se alguém se botar para mim, hoje eu estou mal”. Por vingança, um fazendeiro do sertão armou uma armadilha. Preparou uma faca de ticum, veneno que não deixa ferimento cicatrizar. Esperou Besouro cruzar seu caminho até conseguir feri-lo com esta faca. Chegando no hospital o médico disse: “Vai ficar bom, mas não será como antes”. Então ele respondeu: “Se não vou ser o mesmo, não convém viver”. Morreu ali mesmo. Contado por Mestre João Pequeno.
Várias músicas de capoeira são sobre Besouro como a música de Amâncio (Espírito Santo) - Faca de Tucum:
Faca de Tucum matou Besouro Mangangá
Coro
Diz à história que mataram seu Besourofoi lá na Bahia, Santo Amaro em Salvadormorreu deitado dentro de rede de cordade nada valeu mandingada tradição não se salvou

A CAPOEIRA Mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. Foi criada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes. É caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com freqüência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
O nome surgiu a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata referindo-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Na época a expressão capoeira se referia também ao negro que fugia e ao ser capturado pelo capitão do mato se defendia como podia usando sua destreza do corpo e táticas de guerra tribal.
Mas a capoeira passou por diversas dificuldades, muitas mudanças e a introdução de instrumentos musicais na capoeira veio posteriormente, estudiosos afirmam por causa da necessidade de disfarçar a dança.
Existem dois estilos principais de capoeira. Um deles é chamado angola e outro estilo chama-se regional ambos os estilos são marcados pelo uso da malandragem - a famosa mandinga - e são bastante ativos no chão, sendo freqüentes as rasteiras, golpes com as pernas, cabeçadas e o uso constante da mente onde o capoeirista cria estratégias para surpreender o adversário.
CRONOLOGIA
1548
Inicia a imigração forçada de escravos africanos para o Brasil.
1712
Primeiro registro escrito do termo capoeira, no Vocabulário Português e Latino, do Padre D. Rafael Bluteau, seu significado contudo não se refere à luta.
25 de Abrilde 1789
Primeira menção da capoeira em registros policias na prisão de Adão, pardo, escravo, acusado de ser “capoeira”,. [Nireu Cavalcanti, “O Capoeira”, Jornal do Brasil, 15/11/1999, citandodo códice 24, Tribunal da Relação, livro 10, Arquivo Nacional,Rio de Janeiro.
1809
D. João VI criou a Guarda Real de Polícia, para seu chefe foi nomeado o major Nunes Vidigal. Perseguidor notório de capoeiristas, o major Vidigal era por si só um exímio capoeirista.
1813
Antonio de Moraes Silva acrescenta o termo capoeira no Diccionario da Lingua Portugueza composto originalmentepelo Padre D. Rafael Bluteau.
1821
Carta da Comissão Militar do Rio de Janeiro enviada paraCarlos Frederico de Paula, Ministro da Guerra, requisitandoo retorno dos castigos aos capoeiristas.
1826
O artista francês Jean Baptiste Debret retrata umtocador de berimbau em “Joueur d’Uruncungo”.
1828
O capoeiras sempre tidos como marginais e desordeirosajudando a conter a Revolta dos Mercenários.
1835
Pela primeira vez é retratado o jogo de capoeira pelo alemão Johann Moritz Rugendas no livro Voyage Pittoresque dansle Brésil com as gravuras “JOGAR CAPOEIRA ou Danse de la guerre” e “SAN SALVADOR”.
13 de Maiode 1888
A Princesa Isabel decreta a Lei Áurea abolindoa escravatura no Brasil.
1890
Apesar dos capoeiristas terem um papel heróico na Revolta dos Mercenários e na Guerra do Paraguai, o Governo Republicano instaurado em 1889 continuou a política de repressão à Capoeira do período Imperal, e em 1890 editou um decreto criminalizando a prática da Capoeira.
1932
Mestre Bimba funda a primeira academia oficial de capoeira.
1941
Mestre Pastinha funda a primeira academia oficial de angola.
1949
Mestre Bimba leva alguns alunos à São Paulo para competir com outras lutas. Na década de 1950, Mestre Bimba viajou vários estados apresentando a capoeira. Começa a expansão da capoeira baiana pelo território brasileiro.
1953
Em Salvador, Mestre Bimba e seu alunos se apresentam no Palácio do Governo para o governador da Bahia Juracy Magalhães e o presidente da República Getúlio Vargas. Getúlio teria dito então: “A única colaboração autenticamente brasileira à educação física, devendo ser considerada a nossa luta nacional”.
1966
Mestre Pastinha leva uma comitiva de capoeiristas ao Premier Festival International des Arts Nègres, em Dakar. A capoeira começa a expandir para o mundo.
1999
Fundada axé Bahia capoeira na cidade de Santo Antônio de Jesus-ba,Mestre Zé Pequeno e Mestre Gabriel.
2000
Mestre Gabriel fundou a Associação Africana do Mestre Gabriel e Mestre Zé Pequeno continuou com Axé Bahia.
2004
Professor Rafael funda a Associação Cultural Negra Raiz-Capoeira na cidade de Ilhéus-Ba afiliada aos seus mestres.
2005
Realização do 1º encontro da Negra Raiz na cidade com a presença dos mestres.
2006
Encontro estadual e 1º seminário Africa-Brasil - influências e manifestações
2007
Mestre Zé Pequeno oficializa com o certificado, Rafael passa a ser professor formado
2008
Professor Rafael faz a formatura e entrega de certificado para seus alunos(a) Neto,Neilson,Marcos,Ícaro,Nego,Denis e Fernanda

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