Em grande estilo que no ultimo dia 14/07 quinta feira na praça de alimentação do bairro Hernani-Sá , local bastante movimentado nas noites Ilheense, que aconteceu o mais novo movimento cultural feminino de capoeira da região Sul da Bahia " NA RODA COM AS MULHERES" movimento que busca fortaleçer o publico feminino nas rodas de capoeira e estimular a geração de novas atletas.
Estiveram presente professoras, contra-mestras, estrutoras, formadas e alunas de grandes grupos da região entre elas: Fernanda, Laina e Franciele ( Grupo Negra Raiz) , Débora e Bete Tucun ( Grupo Tribo Unida), Claudivia ( Grupo Aguia Dourada), Dani ( Grupo Libardade), Neya ( Grupo Bangalô), Vânia Curuja (Grupo Nação Zumbi) e a professora Priscila.
PARABÉNS PARA AS MULHERES!
sábado, 16 de julho de 2011
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Preservação ambiental é a principal mensagem divulgada nas comunidades de Ilhéus
GRADUADO TATU - NEGRA RAIZ SAMBAITUBA
Ações da Semana do Meio Ambiente foram levadas às comunidades de Aritaguá, Lagoa Encantada e Sambaituba. A partir desta segunda-feira (06), a programação se concentra na Praça J.J. Seabra, centro da cidade
A rotina de comunidades situadas na zona rural ilheense foi alterada neste fim de semana, com as ações da Bahia Mineração (Bamin) na Semana do Meio Ambiente, numa agenda que incluiu apresentação teatral, caminhada ecológica e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Esse trabalho começou na sexta-feira (03), em Aritaguá, chegou à Lagoa Encantada no sábado e seguiu para Sambaituba no domingo. A partir desta segunda-feira (06) até a próxima sexta-feira (10) a programação da Semana do Meio Ambiente se concentra na Praça J.J. Seabra, num estande montado em frente à Câmara de Vereadores.
A mensagem de preservação foi transmitida com arte aos moradores das comunidades, que receberam a visita do grupo de arte-educadores Teka Teatro, formado por profissionais graduados em Direção e Interpretação Teatral pela Ufba, que apresentaram o espetáculo “Jogos Florestais”. De maneira lúdica e envolvendo o público, os atores falaram sobre os hábitos do dia-a-dia que agridem a natureza e ensinaram todos a conviver de maneira harmoniosa com o meio ambiente.
O depoimento do adolescente Sávio Santos Nascimento, de 12 anos, morador de Aritaguá, foi uma demonstração de que o recado não somente foi entendido, como também é capaz de produzir uma mudança de atitude. “Achei ótimo, alegre, e de hoje em diante vou procurar reduzir, reciclar e reutilizar o lixo”, falou o garoto logo após assistir à peça do Teka Teatro, que abordou de forma interessante os 3 R’s.
Em seguida, Sávio juntou-se ao grupo que caminhou pelas ruas da comunidade, recolhendo material reciclável que foi trocado por mudas de pau-brasil, pequi-mirim, araçá-amarelo, angico-branco e pau-formiga, espécies nativas da Mata Atlântica. Adultos e crianças envolveram-se com a proposta da Semana do Meio Ambiente, que tem como lema a indagação “Que marcas você quer deixar no planeta”?
Na Lagoa Encantada, houve também a entrega dos certificados aos participantes do curso de monitores ambientais mirins, oferecido pela Bahia Mineração em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). A adolescente Jaiara Cruz dos Santos, 15, mostrava entusiasmo com tudo o que aprendeu e com a possibilidade de se tornar um agente em favor da preservação. “Além de preservar, os monitores vão também ensinar os moradores e visitantes a cuidar desse lugar lindo que Deus criou pra gente. A Lagoa Encantada é o lugar em que eu nasci e onde quero ficar toda a minha vida. É um privilégio morar aqui”, declarou Jaiara.
A programação da Semana do Meio Ambiente continua nesta segunda-feira (06). No estande da Praça J. J. Seabra, haverá palestras, exposição com os grupos produtivos do Projeto Transformar, desenvolvido pela Bamin em parceria com o Instituto Aliança, e troca de mudas por material reciclável. As palestras serão ministradas pela manhã e à tarde, por instrutores do Sesi e professores da Faculdade de Ilhéus. As da parte da manhã serão direcionadas aos alunos da rede pública de ensino, e ainda acontecerão apresentações para públicos específicos de profissionais, como a de Contabilidade Ambiental, voltada para ONGs, institutos e consultorias ambientais, e a de Turismo Sustentável, direcionada a profissionais da área de turismo.
SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são: Mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
terça-feira, 5 de julho de 2011
ForTeaTro-Sul
SEXTA-FEIRA, 1 DE JULHO DE 2011
FOI DADA A LARGADA!!! PRIMEIRO DIA DO FORTEATRO-SUL EM ILHÉUS SAI COMO PLANEJADO
Começou hoje o Projeto Piloto, em Ilhéus, do FORTEATRO-SUL. Caracterizado como uma mostra de tudo que vai acontecer nos próximos dezessete municípios do Litoral Sul, o Projeto Piloto foi o de vital importância para que este projeto fosse aprovado no Edital Territórios Culturais de 2008. "É fato que a realidade é única em cada município, mas testar tudo antes de por em prática é uma ação bem pensada", afirmou a Assessora Pedagógica Luciana Barreto.
A solenidade de lançamento teve início às 9h00 e contou com a presença do Prefeito de Ibicuí e Presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira - AMURC, Cláudio Dourado, do Professor e Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Bonfim, da diretora de Cultura de Una - próxima cidade do FORTEATRO-SUL, Maria da Conceição; da Secretária de Educação de Uruçuca, Célia Santos; da representante da Secretária de Indústria e Comércio de Itabuna, Ângela Rodrigues; do músico e compositor Délio Santiago; da representante da DIREC-6, Sarah; do Diretor do Ponto de Cultura de Itabuna, ACAI e representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lula Dantas; da Coordenadora do Ação Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, do Presidente do Conselho de Cultura de Ilhéus, Gilsonei Rodrigues; do Diretor da Câmara Temática de Cultura Popular de Ilhéus, Rafael Gomes e diversos artistas de vários grupos culturais do município, a exemplo do Grupo Afro Dilazenze, da quadrilha junina Dance Dance Brasil, e grupos de capoeira.
Cada membro da mesa saudou a comunidade. Em seguida, realizamos o Cortejo Cultural pela Avenida Lótus, principal artéria do bairro Nelson Costa, em Ilhéus.
Acompanhe, na lente precisa de Julay, os primeiros lances do primeiro dia do Projeto Piloto:
Filarmônica ensaiando
Pessoal chegando
Últimos preparativos
Maria do Socorro presente
Filarmônica preparando o Hino Nacional
Mesa
Lúcia da ACAI
Preparativos para o Cortejo
Capoeira
Quadrilha Dance Dance Brasil no Cortejo
Grupo Afro Dilazenze também presente
Oficina de Cenografia
Oficina de Iluminação
Oficina de Interpretação
Alunos da Oficina de Interpretação
Professor Alfredo, na Oficina de Interpretação
Maquiagem cênica na mão
Professor Justino na Oficina de Maquiagem
Oficina de Maquiagem
Oficina Música de Cena
Oficina Música de Cena
Alunos do Negra Raiz participam do ForTeatro-Sul
SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2011
TEODORICO MAJESTADE FECHA COM CHAVE DE OURO O ÚLTIMO DIA DO PROJETO PILOTO DO FORTEATRO-SUL
O Teatro Popular de Ilhéus saiu direto de São Paulo para apresentar o espetáculo Teodorico Majestade - As Últimas Horas de um Prefeito no Projeto Forteatro-Sul. A participação do grupo estava prevista desde a concepção da proposta. Os atores fecharam com chave de ouro o Projeto, divertindo a plateia.
Preparativos do espetáculo final do Projeto
Paulo Rosário e seus alunos montando a luz
Ensaio final
Acabamento nos adereços de cena
Joferson cuidando do cenário
Alunos fizeram pesquisa de avaliação do Projeto
A plateia ficou ansiosa
Cenas da montagem final do Projeto
Plateia
Para ver todas as fotos dos três dias, sob a lente de Julay, CLIQUE AQUI
SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2011
PROJETO PILOTO: SEGUNDO DIA
No segundo dia, a montagem final começa a ganhar contornos e formas. Os oficineiros, após as discussões conceituais, em cada uma das oficinas, colocam a mão na massa e vão ajeitando cada adereço, cada detalhe em pró de um único objetivo: a peça.
O texto está sendo escrito pelo Professor de Interpretação, Alfredo Nascimento, e trata, nesta primeira edição, da colonização pelos portugueses, berço da História do Brasil, iniciado também em Ilhéus, por volta de 1510. A proposta é antropofágica, pois retrata, de maneira expressionista, a luta dos brancos com os índios no início do século 15. Os atores, após analisarem a espinha dorsal do espetáculo, emitem suas opiniões, tecem considerações e propõem também mudanças até que a peça fique bem enxuta e atinja sua maior missão: a construção coletiva.
Alunos na Oficina de Iluminação
Professor Justino fazendo demonstração
Aluna maquiando outra aluna (exercício)
Aluno da Oficina de Iluminação (Maicon)
Alunos de Interpretação
Adereços cenográficos construídos pelos alunos
Alunos da Oficina de Cenografia
Alunos de Interpretação reconhecendo ambiente da apresentação
Maquete Oficina de Iluminação
Maquete da Oficina de Iluminação
Aluna lendo apostila de Maquiagem
Avaliação turma de Maquiagem com Professor Justino
Aluna de Maquiagem (Rai)
Oficina de Música de Cena
Aluna de Maquiagem
Alunos de Interpretação
Alunos de Interpretação
Alfredo, exercitando
Todo Evento acompanhado pelas lentes sensíveis de JULAY
Assinar:
Postagens (Atom)