GRADUADO TATU - NEGRA RAIZ SAMBAITUBA
Ações da Semana do Meio Ambiente foram levadas às comunidades de Aritaguá, Lagoa Encantada e Sambaituba. A partir desta segunda-feira (06), a programação se concentra na Praça J.J. Seabra, centro da cidade
A rotina de comunidades situadas na zona rural ilheense foi alterada neste fim de semana, com as ações da Bahia Mineração (Bamin) na Semana do Meio Ambiente, numa agenda que incluiu apresentação teatral, caminhada ecológica e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Esse trabalho começou na sexta-feira (03), em Aritaguá, chegou à Lagoa Encantada no sábado e seguiu para Sambaituba no domingo. A partir desta segunda-feira (06) até a próxima sexta-feira (10) a programação da Semana do Meio Ambiente se concentra na Praça J.J. Seabra, num estande montado em frente à Câmara de Vereadores.
A mensagem de preservação foi transmitida com arte aos moradores das comunidades, que receberam a visita do grupo de arte-educadores Teka Teatro, formado por profissionais graduados em Direção e Interpretação Teatral pela Ufba, que apresentaram o espetáculo “Jogos Florestais”. De maneira lúdica e envolvendo o público, os atores falaram sobre os hábitos do dia-a-dia que agridem a natureza e ensinaram todos a conviver de maneira harmoniosa com o meio ambiente.
O depoimento do adolescente Sávio Santos Nascimento, de 12 anos, morador de Aritaguá, foi uma demonstração de que o recado não somente foi entendido, como também é capaz de produzir uma mudança de atitude. “Achei ótimo, alegre, e de hoje em diante vou procurar reduzir, reciclar e reutilizar o lixo”, falou o garoto logo após assistir à peça do Teka Teatro, que abordou de forma interessante os 3 R’s.
Em seguida, Sávio juntou-se ao grupo que caminhou pelas ruas da comunidade, recolhendo material reciclável que foi trocado por mudas de pau-brasil, pequi-mirim, araçá-amarelo, angico-branco e pau-formiga, espécies nativas da Mata Atlântica. Adultos e crianças envolveram-se com a proposta da Semana do Meio Ambiente, que tem como lema a indagação “Que marcas você quer deixar no planeta”?
Na Lagoa Encantada, houve também a entrega dos certificados aos participantes do curso de monitores ambientais mirins, oferecido pela Bahia Mineração em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). A adolescente Jaiara Cruz dos Santos, 15, mostrava entusiasmo com tudo o que aprendeu e com a possibilidade de se tornar um agente em favor da preservação. “Além de preservar, os monitores vão também ensinar os moradores e visitantes a cuidar desse lugar lindo que Deus criou pra gente. A Lagoa Encantada é o lugar em que eu nasci e onde quero ficar toda a minha vida. É um privilégio morar aqui”, declarou Jaiara.
A programação da Semana do Meio Ambiente continua nesta segunda-feira (06). No estande da Praça J. J. Seabra, haverá palestras, exposição com os grupos produtivos do Projeto Transformar, desenvolvido pela Bamin em parceria com o Instituto Aliança, e troca de mudas por material reciclável. As palestras serão ministradas pela manhã e à tarde, por instrutores do Sesi e professores da Faculdade de Ilhéus. As da parte da manhã serão direcionadas aos alunos da rede pública de ensino, e ainda acontecerão apresentações para públicos específicos de profissionais, como a de Contabilidade Ambiental, voltada para ONGs, institutos e consultorias ambientais, e a de Turismo Sustentável, direcionada a profissionais da área de turismo.
SOBRE O DIA DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são: Mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário